Perplexidades Raça sexo e outras questões sociopolíticas no discurso cultural brasileiro 220px
Perplexidades - Raça, sexo e outras questões sociopolíticas no discurso cultural brasileiro
Autor: Dário Borim Jr.
Páginas: 202
Peso: 0,250 kg
ISBN: 85-228-0379-X
Eduff
Ano de publicação: 2004
Edição: 1ª
Idioma: Português
Indisponível

Perplexidades - Raça, sexo e outras questões sociopolíticas no discurso cultural brasileiro

 

O autor oferece subsídios para um reexame de nossas fontes de perplexidade em função de suas manifestações na esfera dos discursos culturais, mesmo que, segundo ele, o preço para tal empreendimento seja o de nos tornarmos ainda mais atônitos e indecisos. Seus estudos tratam dos paradoxos do pensamento e das representações raciais, da ambivalência dos códigos sexuais e das contradições nos discursos classistas, religiosos e nacionalistas.

No primeiro ensaio, é abordada uma das mais contundentes fontes de perplexidade no campo dos estudos brasileiros, a que surge da mista herança racial e etnocultural brasileira. Com tal preocupação, analisa "A escrava Isaura" (1875), romance brasileiro de Bernardo Guimarães, em que se baseia a telenovela homônima; segundo o autor, "o produto cultural brasileiro de maior repercussão mundial" à época deste volume, com cinco exibições no Brasil e pelo menos uma em outros 72 países.

Há também ensaios sobre o ideário sociopolítico na obra de Caetano Veloso e o psicologismo e a crítica social em "Anjo negro", de Nelson Rodrigues, dentre outros.


 






Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefone: (21) 2629-5585 (secretaria)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br