Cidade e conflito guardas municipais e camelôs 220px
Cidade e conflito - Guardas municipais e camelôs
Série Biblioteca, v. 31
Autora: Kátia Sento Sé Mello
Páginas: 210
Peso: 0,340 kg
ISBN: 978-85-228-0549-5
Eduff
Ano de publicação: 2011
Edição: 1ª
Idioma: Português
Preço: R$ 25,00 R$ 6,00

Cidade e conflito - Guardas municipais e camelôs

 

A obra da antropóloga Kátia Sento Sé discute uma temática contemporânea e polêmica: o relacionamento conflituoso entre a guarda civil e os camelôs na cidade de Niterói. Ao longo do processo de pesquisa, iniciado em 2002, a autora realizou entrevistas, acompanhou o trabalho dos guardas municipais e analisou como são transmitidas as ordens pela Prefeitura, a abordagem dos policiais aos ambulantes e o consequente uso da força física contra eles.

Kátia também acompanhou o trabalho dos camelôs, visitou suas residências e conseguiu depoimentos reveladores sobre o processo de legalização do trabalho desses comerciantes. "Certamente, os olhos dos promotores e executores da polícia implementada jamais enxergarão os desastres que causaram e que a autora tão bem relata", declara Maria Stella de Amorim, professora de Sociologia Jurídica da Universidade Gama Filho.

Mais do que descrever e analisar um fato isolado, o livro discute as tensões e conflitos entre os poderes locais e determinados atores sociais no espaço público, fenômeno que se repete em diversas outras cidades brasileiras.

Este livro impresso está temporariamente indisponível para venda, devido a restrições causadas pela pandemia de covid-19.


 
 





Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefone: (21) 2629-5585 (secretaria)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br