Nova livraria virtual da Eduff em
www.eduff.com.br

A Sociologia de um homem comum
Cartografia das experiências de políticas de educação para jovens e adultos nas prisões da América do Sul
Autor: Elionaldo Fernandes Julião
Formato: PDF
ISBN: 978-65-5831-048-8
Ano: 2020
Livro digital (e-book) gratuito:

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar em formato PDF

O autor Elionaldo Fernandes Julião analisa perspectivas teóricas, políticas e pedagógicas que envolvem e fundamentam as experiências de educação para jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade na América do Sul, nas prisões de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O plano inicial incluía mais cinco países do continente, mas devido à pandemia da Covid-19 a pesquisa resumiu-se à análise dos visitados até março de 2020.

Além de visitas a experiências de educação em ambientes de privação de liberdade desses países, a pesquisa compôs-se de análise dos documentos sobre execução penal, sobre “tratamento penitenciário” e direito à educação nos cárceres da América do Sul; levantamento de dados sobre a execução penal em cada país, sobre o atendimento (cobertura) da educação nos cárceres; levantamento de experiências de pesquisa, extensão e ensino realizadas pelas universidades nos espaços carcerários; entrevistas com gestores do poder executivo responsável pela execução penal e educação nos cárceres sobre a política de educação implementada nas prisões; e entrevistas com estudantes internos do sistema prisional, pesquisadores, profissionais e gestores de organismos nacionais e internacionais que realizam ações de educação e/ou investem em estudos sobre a educação no cárcere.

Com experiência na gestão do sistema prisional brasileiro e do sistema socioeducativo (com adolescentes e jovens privados de liberdade) no estado do Rio de Janeiro e como docente e pesquisador da Universidade Federal Fluminense, Julião afirma que “o tema é invisível para a sociedade e marginal para a academia. Melhor dizendo, é um tema invisibilizado e negligenciado tanto pela sociedade quanto pelo poder público e universidade”.

Sobre o autor

Elionaldo Fernandes Julião é professor associado do Instituto de Educação de Angra dos Reis e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos e do Grupo de Trabalho e Estudos sobre Educação para Jovens e Adultos em Situação de Restrição e Privação de Liberdade.

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar em formato PDF