Niterói terra de índio
Niterói, terra de índio: apagamentos, silenciamentos e reapropriações em torno da figura de Arariboia
Série Memória e Identidade, v. 3
Autora: Lia Vieira Ramalho Bastos
Páginas: 216
Formato: 14 x 21 cm
Peso: 0,270 kg
ISBN: 978-85-228-1327-8
Eduff
Edição: 1ª
Ano: 2018
Idioma: Português
Preço: R$ 50,00

Niterói, terra de índio: apagamentos, silenciamentos e reapropriações em torno da figura de Arariboia

 

O mito fundador da cidade de Niterói vem há séculos estimulando a criação de histórias, lendas e narrativas fantásticas a respeito do índio Arariboia no imaginário popular. Simultaneamente, percebe-se que o processo de apagamento e de negação desse passado indígena permaneceu, assim como se manteve a alcunha "Niterói, terra de índio", que se foi fixando como uma expressão pejorativa.

Este livro propõe, por meio de histórias da cidade e de seus moradores, de memórias e processos de construção identitária e cultural, realizar uma análise dos conflitos e disputas em torno das representações sociais de Arariboia que vêm sendo reconfiguradas na contemporaneidade, buscando compreender os vínculos afetivos e históricos entre a população niteroiense e seu mito fundador estabelecidos em um contexto pós-colonial.

A análise de questões decorrentes do processo civilizatório colonialista que, ainda hoje, contribuem para que processos de invisibilidade, apagamento e negação da cultura e origens indígenas se perpetuem em nosso cotidiano mostra-se especialmente relevante no atual contexto brasileiro, marcado por retrocessos e conservadorismos que se instauram nos mais diversos campos – principalmente no que diz respeito às causas indígenas.  

Sobre a autora - Lia Bastos é graduada em produção cultural e tem mestrado em Cultura e Territorialidades pela UFF, com pesquisa direcionada a estudos referentes à representação, memória, identidade e pós-colonialismo. Participou como aluna de iniciação científica em pesquisas relacionadas à produção artística de Niterói e no mercado profissional da produção cultural em seus mais diversos segmentos artísticos. É produtora cultural na UFRJ, foi vinculada ao Laboratório de Estudos sobre Tradições (Letra/UFCG) de 2013 a 2016 e participa do Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade (Grecos/UFF) desde 2013.

--> Sumário e prefácio

--> Capa em alta resolução



Promoção Quinzena da Consciência
promocao desconto comunidade uff
Livros Eduff: estudantes, professores e técnico-administrativos da UFF têm 50% de desconto em compras presenciais na Livraria Icaraí






Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 (secretaria) / 2629-5293 (Livraria Icaraí)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br