Sertão selva e letra Euclides da Cunha em atravessamentos
Sertão, selva e letra: Euclides da Cunha em atravessamentos
Autora: Anabelle Loivos Considera
Páginas: 296
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 0,400 kg
ISBN: 978-85-228-1340-7
Eduff
Edição: 1ª
Ano: 2019
Idioma: Português
Preço: R$ 59,00

Sertão, selva e letra: Euclides da Cunha em atravessamentos

 

Após "Euclides da Cunha – da face de um tapuia", biografia atualizada e acessível aos principiantes na leitura desse autor, Anabelle Loivos Considera surpreende com esta obra, conjunto de ensaios que ultrapassa os limites do discurso euclidiano.

Com profundo conhecimento do assunto, rigorosa e rica pesquisa bibliográfica e análise do interdiscurso dos textos de e sobre Euclides, o estilo de Anabelle Considera – misto de paixão pelo tema, poesia e certa dose de ironia – introduz o leitor em uma reflexão sobre a tese de Gumplowickz presente em "Os sertões"; passa pela cultura popular brasileira e a carnavalização nessa obra; envereda pela selva e na prática de uma "ecoleitura" da Amazônia euclidiana, relatando um projeto efetuado com alunos do ensino fundamental e médio, sobre a dicção ecopolítica do autor, de cujos textos brotou uma "ecopedagogia".

Essa incursão se prolonga em "intertextos errantes" de um Euclides presente e plural; passeia pela rua do Ouvidor, em cujos cafés sempre fervilhou a resistência dos intelectuais cariocas, retomando a interessante história desse logradouro; resgata as memórias de Sinzig, franciscano alemão enviado a Canudos logo após chegar ao Brasil; desemboca na paideia euclidiana e nas releituras do sebastianismo em "Os sertões".

Para os que se lançam ao estudo da produção literária de Euclides da Cunha, escritor tão complexo e contestador, uma leitura indispensável.

--> Sumário e prefácio

--> Capa em alta resolução

Sobre a autora - Anabelle Loivos Considera nasceu em Cantagalo, também cidade natal de Euclides. Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia, em 1994, concluiu o mestrado em Letras - Literatura Portuguesa, na UFF - Universidade Federal Fluminense, em 1999, e o doutorado também em Letras - Literatura Comparada, na mesma universidade, em 2005. É docente no ensino superior desde 2000; lecionou na Faculdade de Filosofia Santa Doroteia da Universidade Estácio de Sá e na Universidade Salgado de Oliveira, onde também ocupou o cargo de coordenadora do curso de Letras. Desde janeiro de 2007 é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Faculdade de Educação.



Promoção Quinzena da Consciência
promocao desconto comunidade uff
Livros Eduff: estudantes, professores e técnico-administrativos da UFF têm 50% de desconto em compras presenciais na Livraria Icaraí






Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 (secretaria) / 2629-5293 (Livraria Icaraí)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br