Os manuscritos do Brasil uma rede de textos no longo século XIXOs manuscritos do Brasil: uma rede de textos no longo século XIX
Série Pesquisas, v. 5
Autora: Marialva Barbosa (Org.)
Páginas: 204
Formato: 14 x 21 cm
Peso: 0,265 kg
ISBN: 978-85-228-1325-4
Eduff
Edição: 1ª
Ano: 2017
Idioma: Português
Preço: R$ 50,00

Os manuscritos do Brasil: uma rede de textos no longo século XIX

 

Este livro analisa os jornais manuscritos que circularam no Brasil durante o século XIX, mesmo quando já existiam em diversas cidades periódicos impressos. São apresentadas duas dezenas de periódicos, todos produzidos à mão, e que, hoje, no século XXI, podemos chamá-los "estranhos e insólitos jornais".

Com isso pretendeu-se preencher uma lacuna existente na história da imprensa no Brasil que não faz referência a essa produção essencialmente artesanal. Cada um deles tem uma história. Desvendá-la é um desafio, que pode ser alcançado compreendendo os processos de comunicação existentes no longo século XIX. Como eram esses jornais? Quem os produzia? Quais as razões de produzirem num papel almaço, com ou sem pauta, esses periódicos que desejam ser semelhantes aos impressos? São essas perguntas que este livro se propõe a responder.

Com tiragens mínimas (a maioria só editava um exemplar), eram críticos, satíricos, literários, eróticos ou difamadores. Quase todos produziam um único exemplar que podia se multiplicar diante do olhar dos leitores, já que eram, algumas vezes, afixados em locais públicos para a leitura coletiva. Esse exemplar único podia passar de mão em mão, permitindo a multiplicação da mensagem que divulgavam.

As condições de circulação e de produção dificultaram a sua sobrevivência. Lidos ao ar livre e expostos às intempéries da natureza, lidos em grupo, alvos de manuseio extensivo, tudo isso levou à degradação de seus exemplares. Mas mesmo assim muitos sobreviveram e, dessa forma, podemos apresentar alguns exemplares destes jornais que, em grupo, formam o que é chamado de "a ordem comunicacional manuscrita".

Sobre a organizadora

Marialva Barbosa é professora titular de jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora titular de jornalismo aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi presidente da Intercom (2014-2017). Recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, categoria Maturidade Acadêmica, em 2008. Publicou "Percursos do olhar - Comunicação, narrativa e história", pela Eduff, "História cultural da imprensa - Brasil 1900-2000", "História da comunicação no Brasil" (2013), "Escravos e o mundo da comunicação", dentre outros.

--> Sumário e introdução

--> Capa em alta resolução

Calcular frete



Promoção Quinzena da Consciência
promocao desconto comunidade uff
Livros Eduff: estudantes, professores e técnico-administrativos da UFF têm 50% de desconto em compras presenciais na Livraria Icaraí






Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 (secretaria) / 2629-5293 (Livraria Icaraí)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br