Formação e teoria crítica da Escola de Frankfurt Trabalho educação indivíduo com deficiência
Formação e teoria crítica da Escola de Frankfurt - Trabalho, educação, indivíduo com deficiência
Série Práxis Educativa, v. 3
Autora: Valdelúcia Alves da Costa
ISBN: 85-228-0402-8
Ano de publicação: 2005
Indisponível

A obra tem origem na preocupação da autora em repensar a relação entre trabalho, educação, adaptação e pessoa com deficiência, partindo-se do pressuposto que a participação social ocorre, em nossa época, predominantemente e contraditoriamente pelo trabalho, e que a deficiência por si só não exclui (ou não deveria excluir) das oportunidades disponíveis nas diferentes instâncias sociais.

Em seu primeiro capítulo, o livro aborda as possibilidades de superação do trabalho na sociedade burguesa contemporânea, em face das possibilidades materiais já produzidas para uma vida não mais atrelada à renúncia e ao sofrimento ainda enfrentados pelos trabalhadores, buscando a compreensão da formação na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt.

No segundo, terceiro e quarto capítulos foram desenvolvidos, respectivamente, os temas: o trabalho na formação e na inclusão social do trabalhador deficiente; a educação na formação e na inclusão social do trabalhador deficiente; e deficiência e diferença: a questão do preconceito.

O quinto e último capítulo refere-se à apresentação e análise das entrevistas, com destaque para as experiências dos trabalhadores deficientes visuais do Serpro/RJ na vida familiar e escolar; socioafetiva e cultural; política; e no trabalho, como também ao relato das chefias sobre o desempenho desses trabalhadores.