Caminhos do conhecimento Um processo de significação
Caminhos de conhecimento e formação do professor: um processo de significação
Série Práxis Educativa, v. 4
Autora: Eda Maria de Oliveira Henriques
ISBN: 85-228-0404-4
Ano de publicação: 2005
Indisponível

Caminhos de conhecimento e formação do professor: um processo de significação

A autora trabalhou como psicóloga na Secretaria de Educação do município do Rio de Janeiro (SME), observando de perto, até como coparticipante, as várias propostas de formação de professores em serviço da SME, no intuito de veicular novas concepções de conhecimento dos docentes e, consequentemente, afetar suas práticas. Observação particularmente acentuada na implantação da proposta curricular da secretaria entre 1983 e 1991, a qual introduzia a concepção construtivista em seus fundamentos filosóficos e metodológicos como uma promissora e revolucionária concepção sobre o conhecimento.

Contudo, apesar desse empenho, a veiculação da proposta junto ao corpo docente se deu em franca contradição com o que foi discutido em relação aos processos de conhecimento dos alunos. Não houve por parte da SME uma proposta de construção de conhecimento do professor dentro do princípio proposto aos alunos.

Nesta obra, a autora destaca os procedimentos da SME naquele período - com pouca compreensão dos professores e uma certa rejeição - e a preocupação com o processo de conhecimento do professor em um contexto de formação continuada, que ganha novo foco a partir do surgimento de proposta curricular com suas concepções de conhecimento e de escola. Enquanto a proposta curricular anterior, que introduzia a concepção construtivista, colocava não só uma discussão teórica sobre o conhecimento, mas também mudança na relação do sujeito com este conhecimento.

A nova proposta, a multieducação, procura introduzir alguns aspectos educacionais inovadores na tentativa de fazer frente a discussões que chamam a atenção para a importância dos múltiplos universos, ideias e visões de mundo envolvidos.