Histórias do pós abolição no mundo atlântico Vol. 3
Histórias do pós-abolição no mundo Atlântico - v. 3 - Cultura, relações raciais e cidadania
Série História Online (E-book)
Autores: Martha Abreu, Carolina Vianna Dantas, Hebe Mattos, Beatriz Loner e Karl Monsma (Orgs.)
Formato: PDF
ISBN: 978-85-228-1132-8
Ano de publicação: 2013
Acesso livre

O livro, dividido em três volumes, traz os textos, revistos e ampliados, apresentados no Seminário Internacional Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico, realizado no Departamento de História da UFF em 2012.

Este terceiro volume aborda a dinâmica cultural em seus mais variados aspectos. O primeiro enfoca diversos projetos políticos e questões de identidade; o segundo, as experiências ligadas ao mundo do trabalho. Problemáticas sobre a construção de identidades e dos limites e possibilidades do exercício da cidadania perpassam todos os textos.

Se é mais fácil a demarcação de quando se inicia o pós-abolição, mesmo que em diferentes países, a pergunta que emergiu ao longo do seminário foi: quando ele termina? O que se pretende com essa designação? Que marcos poderiam ser estabelecidos?

Segundo os organizadores, a persistência de estigmas e desigualdades ligadas à memória da escravidão está no centro da resposta à questão. Procurando evidenciar isso, em cada um dos volumes os textos foram agrupados em função de afinidades temáticas e dos contextos históricos recortados, do século XIX aos dias atuais. Assim, embora variadas temáticas de cronologias tenham sido abordadas, são compartilhadas premissas que permitem o diálogo entre as pesquisas e os textos apresentados. Entre as premissas, destaca-se o caráter inconcluso da implementação da cidadania e da igualdade após a conquista do fim da escravidão, assim como a permanência e recriação de mecanismos de hierarquização, discriminação e exclusão racial. Ainda que em um longo processo de muitas especificidades, no contexto das abolições nas Américas, a escravidão atlântica se definiu como uma escravidão racial nos diferentes países ou regiões marcados pela diáspora forçada de africanos escravizados.

O interesse maior do livro concentra-se na investigação sobre os processos de racialização ligados à memória da escravidão em seus aspectos econômicos, políticos, sociais, identitários, culturais e educacionais. Complementarmente, a investigação das estratégias de recriação das práticas culturais e das formas de organização dos descendentes de africanos escravizados nas Américas.

--> Baixe aqui (acesso livre)

Promoção Quinzena da Consciência
promocao desconto comunidade uff
Livros Eduff: estudantes, professores e técnico-administrativos da UFF têm 50% de desconto em compras presenciais na Livraria Icaraí