As cantigas de Santa Maria
As "Cantigas de Santa Maria" - Um estilo gótico na lírica ibérica medieval
Série Estante Medieval, v. 1
Autor: Bernardo Monteiro de Castro
Páginas: 236
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 0,385 kg
ISBN: 85-228-0433-8
Eduff
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2006
Idioma: Português
Indisponível

As "Cantigas de Santa Maria" - Um estilo gótico na lírica ibérica medieval

 

Este livro se debruça sobre uma obra, as "Cantigas de Santa Maria" de Afonso X, rei de Leão e Castela, que, sendo escrita em galego-português, reconhece a importância cultural da Galiza à época. O soberano-autor escolheu essa língua por ser ela então a língua consagrada da poesia trovadoresca ibérica (e não só).

Não poderia furtar-se a isto, embora tenha feito por solapar o prestígio galego, chamando a atenção para outros centros de peregrinação que não Santiago de Compostela, como, e principalmente, Santa Maria do Porto, no extremo sul do seu reino, por ele criado em território conquistado aos muçulmanos.

A série Estante Medieval tem por finalidade tornar acessíveis aos estudiosos da Idade Média fontes primárias medievais e teses doutorais, bem como outros estudos considerados relevantes, sobre o medievo. São principalmente estudos e obras da Idade Média ibérica, muito raramente publicados no Brasil, apesar da importância do conhecimento da cultura hispânica medieval, particularmente a galego-portuguesa, para a compreensão do próprio processo de formação da cultura nacional. Consulte os outros títulos da série.

 


 






Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefone: (21) 2629-5585 (secretaria)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br