As cantigas de D. Joan Garcia de Guilhade e estudos dispersos
Ano de publicação: 2007
Indisponível

As "Cantigas de D. Joan Garcia de Guilhade" e estudos dispersos

O segundo volume da Estante Medieval apresenta valiosa recolha de estudos que permitem delinear o perfil do grande pesquisador Oskar Nobiling, dedicado ao estudo e fixação de textos da nossa lírica ancestral, à apreciação das suas edições então realizadas por Carolina Michaëlis de Vaconcelos ("Cancioneiro da Ajuda") e Henry Lang ("Cancioneiro de D. Denis"), como também à recolha das cantigas tradicionais do nosso folclore e à história e dialetologia da língua portuguesa, ao estudo do português brasileiro.

A série Estante Medieval tem por finalidade tornar acessíveis aos estudiosos da Idade Média fontes primárias medievais e teses doutorais, bem como outros estudos considerados relevantes, sobre o medievo. São principalmente estudos e obras da Idade Média ibérica, muito raramente publicados no Brasil, apesar da importância do conhecimento da cultura hispânica medieval, particularmente a galego-portuguesa, para a compreensão do próprio processo de formação da cultura nacional. Consulte os outros títulos da série.