Cancioneiro del rei Dom Denis e estudos diversos
Ano de publicação: 2010
Indisponível

Cancioneiro d'el rei Dom Denis e estudos dispersos

Neste volume da série Estante Medieval são oferecidos ao leitor, em português, um século após terem aparecido em versão original, os trabalhos pioneiros do filólogo suíço-americano Henry R. Lang acerca da lírica trovadoresca: a clássica edição do "Cancioneiro d'el rei Dom Denis", modelar pelo rigor no estabelecimento do texto e pelo erudito ensaio que o precede; a minuciosa recensão à edição crítica do "Cancioneiro da ajuda", de Carolina Michaëlis de Vasconcelos; e diversos artigos que, publicados ao longo de quatro décadas, revisitam e ampliam temas suscitados pelo estudo do lirismo galego-português.

A série Estante Medieval tem por finalidade tornar acessíveis aos estudiosos da Idade Média fontes primárias medievais e teses doutorais, bem como outros estudos considerados relevantes, sobre o medievo. São principalmente estudos e obras da Idade Média ibérica, muito raramente publicados no Brasil, apesar da importância do conhecimento da cultura hispânica medieval, particularmente a galego-portuguesa, para a compreensão do próprio processo de formação da cultura nacional. Consulte os outros títulos da série.