Da anchova ao salário mínimo Uma etnografia sobre injunções dDa anchova ao salário mínimo: uma etnografia sobre injunções de mudança social em Arraial do Cabo
Série Antropologia e Ciência Política, v. 28
Autora: Simone Moutinho Prado
ISBN: 85-228-0333-1
Ano de publicação: 2002
Indisponível

Esta obra trata dos primórdios da geração da ideia da Companhia Nacional de Álcalis (CNA) de Arraial do Cabo, município do estado do Rio de Janeiro, e os impactos sobre a população local.

A narrativa que, pelo viés antropológico, mostra a presença da CNA como um fator importante de transformações, mostra ainda mais detalhadamente as relações para o estabelecimento da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Remac) que engendram novas formas de organização social do grupo. Nessas estão envolvidas, de um ladao, instituições como a Associação dos Pescadores Tradicionais da Remac (Aremac) e, de outro, o Conselho Nacional para o Desenvolvimento Sustentável de Populações Tradicionais), um suborganismo do Ibama.

Apresentando acuidade no trabalho com os dados etnográficos de campo, a autora produz um texto de elevado interesse histórico.