Práticas acadêmicas e o ensino universitário Uma etnografia
Práticas acadêmicas e o ensino universitário - Uma etnografia das formas de consagração e transmissão do saber na universidade
Série Antropologia e Ciência Política, v. 21
Autor: Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto
ISBN: 85-228-0278-5
Ano de publicação: 1999
Indisponível

A problemática em torno da qual gira este livro é fruto de vários anos de pesquisa arquivística, bibliográfica, de trabalho de campo e de observação participante. Uma investigação etnográfica das práticas acadêmicas no Brasil, efetuada sistematizadamente em três universos de socialização universitária distintos - história, medicina e música.

Os resultados deste trabalho apresentam relevância extraordinária, não só pela sua singularidade, como também pela abrangência e fôlego como foi concebido e realizado, constituindo-se em fonte segura de subsídios para a compreensão das instituições universitárias e acadêmicas brasileiras.

No âmago da discussão está a identificação e análise dos mecanismos de inclusão/exclusão promovidos pelos processos de socialização, por meio de diferentes formas de controle e, certamente, o papel que a socialização acadêmica desempenha para a viabilização - ou não - do acesso  universal à informação no Brasil pela educação.