Poses e flagrantes Ensaios sobre história e fotografia
Poses e flagrantes - Ensaios sobre história e fotografia
Série Biblioteca, v. 14
Autora: Ana Maria Mauad
ISBN: 978-85-228-0474-0
Ano de publicação: 2008
Livro impresso indisponível
Livro digital (e-book) grátis: formato PDF

Poses e flagrantes - Ensaios sobre história e fotografia

De modo original, nestes ensaios autônomos reunidos, a autora explora destaca a história da fotografia no Brasil, indo além de um história centrada na evolução técnica ou na criação de seus autores e escolas. Um deslocamento importante para a historiografia da imagem, tratando a fotografia não como retrato que prova o fato, mas como fonte da análise social da história.

A visualidade é definida como construção que envolve o circuito social da imagem e compreende condições de criação, produção, circulação e usos da imagem, mas, sobretudo, sublinhando os processos de produção de sentido. É assim que a abordagem se propõe a ver através da imagem.

A imagem fotográfica é o fio condutor, mas a história das técnicas e dos autores é subsidiária de uma reflexão que interroga a sociedade no seu tempo. A fotografia se define, então, como matéria de historicidade definida por modos de ver e olhar.

No desenvolvimento da pesquisa, o leitor acompanha como a imagem pode se definir expressão íntima da sociedade nos álbuns de família, mas igualmente como mensagem de circulação de massa na imprensa.

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF