Ser polícia, ser militar O curso de formação na socialização do policial militar
Ser polícia, ser militar - O curso de formação na socialização do policial militar
Série Antropologia e Ciência e Política, v. 37
Autora: Fernanda Valli Nummer
ISBN: 85-228-0389-7
Ano de publicação: 2005
Indisponível

Resultado de pesquisa antropológica realizada no curso de formação de soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Sul (Brigada Militar), o universo de análise principal do estudo é o corpo de alunos-soldados que ingressou no Curso Básico de Formação Policial Militar Especial de novembro de 1999 a abril de 2000, na Escola de Habilitação e Especialização de Praças, situada na Academia de Polícia Militar de Porto Alegre (RS).

O estudo de grupos militares é ilustrativo para a análise da incorporação de uma cultura policial militar que se manifesta de forma evidente no corpo dos sujeitos socializados, por meio da institucionalização de uma série de condutas.

Nesta obra, o curso é interpretado como exemplo de um processo pedagógico intensivo que socializa cada aluno-soldado no conhecimento prático do espaço, orientado pelas crenças que os engaja nas estruturas da corporação. Estruturas que, dispostas em forma de princípios de divisão e classificação do mundo, manifestam-se de modo mais evidente em maneiras de falar, em esquemas posturais, nas formas de fardar-se e no cuidado de si.

A autora busca compreender como as classificações êmicas orientam as relações com os estranhos, os princípios identitários e a lógica masculina desse espaço social. Essas classificações, associadas a estratégias e técnicas que orientam as práticas, constroem o saber ser idealizado soldado da Brigada Militar.

No livro, o processo de formação social também é analisado como processo de sujeição, isto é, a maneira pela qual o indivíduo estabelece sua relação com a regra e se reconhece como obrigado a pô-la em prática, especialmente neste momento de suas trajetórias profissionais em que estão sendo consagrados a representar a corporação Brigada Militar.