Literatura e promessa Figuração e paradoxo na literatura brasileira contemporânea
Literatura e promessa - Figuração e paradoxo na literatura brasileira contemporânea
Série Ensaios (Pós-graduação em Letras), v. 23
Autor: Luiz Fernando Medeiros de Carvalho
Páginas: 82
Peso: 0,115 kg
ISBN: 85-228-0339-0
Eduff
Ano de publicação: 2002
Edição: 1ª
Idioma: Português
Indisponível

Literatura e promessa - Figuração e paradoxo na literatura brasileira contemporânea

 

Três romances brasileiros contemporâneos: "Uma história de família", de Silviano Santiago, "O quieto animal da esquina", de João Gilberto Noll, e "O caso Alice", de Sonia Coutinho. Três romances que não só provocam leitores e leituras, mas que exigem e podem sustentar um sofisticado trabalho de reelaboração teórica, como o autor demonstra nesta obra.

"Um livro existe em interação com seus leitores, mas estes três, além disso, sempre mereceram, porém nem sempre tiveram, a possibilidade de ter a complexidade narrativa inerente a eles desdobrada por meio de um encontro sinérgico não só com uma leitura crítica, mas com um ativo processo de discussão teórica.

"Leitores, críticos e conceitos teóricos gravitam em torno de romances que os possibilitam e os desestabilizam, mas que também são possibilitados e desestabilizados ao serem lidos, interpretados, incompreendidos, criticados, citados, esquecidos ou celebrizados, enfim, um multifacetado círculo hermenêutico ao qual o autor oferece uma incisiva contribuição ao desenvolver um trabalho que abre novos caminhos de leitura para o romance brasileiro contemporâneo." (André Rios)

 


 






Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefone: (21) 2629-5585 (secretaria)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br