As redes do suor A reprodução social dos trabalhadores da pesca em Jurujuba 220px
As redes do suor - A reprodução social dos trabalhadores da pesca em Jurujuba
Série Antropologia e Ciência Política, v. 18
Autor: Luiz Fernando Dias Duarte
Páginas: 289
Peso: 0,380 kg
ISBN: 85-228-0274-2
Eduff
Ano de publicação: 1999
Edição: 1ª
Idioma: Português
Preço: R$ 15,00 R$ 3,00

As redes do suor - A reprodução social dos trabalhadores da pesca em Jurujuba

 

O processo de modernização de uma sociedade nacional tão vasta e diversificada quanto a brasileira implicou uma infinidade de dramas locais, envolvendo populações longamente comprometidas com formas de reprodução tradicionais que passaram a ser desafiadas nas últimas décadas por novos mecanismos de mercado de trabalho e de produção, por novas condições de identidade e integração à cultura nacional.

Os dramas e processos da urbanização e da industrialização, característicos dessas transformações, foram sobretudo estudados nos grandes movimentos de migração do mundo rural para as metrópoles ou de conversão das formas tradicionais do trabalho agrícola para as novas formas assalariadas.

Este livro examina um drama homólogo, mais próximo de nossa vida urbana. O bairro de Jurujuba, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, passava nos anos 1980 por um processo de transformações extremamente esclarecedor dos grandes movimentos nacionais - e de forma quase imperceptível, já que envolvia um segmento pouco numeroso da massa trabalhadora do país: os pescadores profissionais.

As velhas formas da produção em canoas - a que correspondia uma cultura do trabalho e um sistema de relações sociais - cediam o passo à produção de traineiras, que impunha aos pescadores a submissão a uma lógica capitalista bastante peculiar e desconcertante. A descrição etnográfica da vida de um bairro popular e das diversas formas do trabalho na pesca serve assim para a discussão das questões centrais da mudança e modernização no país.

Este livro impresso está temporariamente indisponível para venda, devido a restrições causadas pela pandemia de covid-19.


 






Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefone: (21) 2629-5585 (secretaria)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br