O herói problemático em Cerromaior Subsídios para o estudo do neo realismo português 220px
O herói problemático em Cerromaior - Subsídios para o estudo do neo-realismo português
Série Ensaios, v. 5
Autor: José Carlos Barcellos
ISBN: 85-228-0207-6
Ano de publicação: 1997
Indisponível

Manuel da Fonseca, reconhecido como um dos mais importantes escritores neo-realistas, tem sua produção narrativa do início dos anos 1940 minuciosamente estudada neste livro. Produção esta que não é muito extensa, porém apresenta notável coesão temática e estilística, por meio dos diversos gêneros que o autor praticou - romance, conto, crônica e poesia.

Esta obra preenche uma lacuna da crítica e da historiografia literárias e contribui para a revisão de certas ideias sobre a caracterização e evolução do próprio neo-realismo português.

O livro é não só destinado ao público universitário da área de Letras, mas a todos que se interessam em conhecer melhor a literatura e a cultura portuguesas do século XX.