Sombra errante A preceptora na narrativa inglesa do século XIX 220pxSombra errante - A preceptora na narrativa inglesa do século XIX
Série Ensaios, v. 17
Autora: Maria Conceição Monteiro
ISBN: 85-228-0313-7
Ano de publicação: 2000

Sombra errante - A preceptora na narrativa inglesa do século XIX

O livro oferece um painel da Inglaterra vitoriana. O centro de interesse é constituído pela figura da preceptora, conforme ficcionalizada principalmente no romance "Jane Eyre" (1847), de Charlote Brontë. A partir daí, a análise se expande a diversas obras anteriores e posteriores.

A amplitude do universo literário estudado pode ser percebida pela escolha das obras: "Moll Flanders" (1722), de Daniel Defoe; "The governess" (1839), de Lady Blessington; "A feira das vaidades" (1847-1848), de William M. Thackeray; "Shirley" (1849), de Charlotte Brontë; "East Lynne" (1861), de Mrs. Henry Wood; "Lady Audley's secret" (1862), de Mary Elizabeth Bradon; "No name" (1862), de Wilkie Collins; "Uncle Silas" (1864), de Sheridan Le Fanu; "Armadale" (1866), de Wilkie Collins; "The Eustace diamonds" (1873), de Anthony Trollope; "A outra volta do parafuso", de Henry James.

Para se previnir contra a possibilidade de dispersão, o ensaio elege um alvo principal, "Jane Eyre", de modo que os outros textos tornam-se pertinentes à medida que o movimento analítico os coloca em referência a esse eixo, e também recusa o que se poderia chamar analitismo intransitivo, uma vez que a leitura do material romanesco investigado se articula sob uma perspectiva comparativista, em que se sobressai a contribuição dos estudos culturais, com ênfase na questão de gênero.

Este livro impresso está temporariamente indisponível para venda, devido a restrições causadas pela pandemia de covid-19.