Orquestra Sinfônica Nacional 1961 2011 50 anos de histórias e música
ISBN: 978-85-228-1099-4
Ano de publicação: 2014

Orquestra Sinfônica Nacional - 1961-2011 - 50 anos de histórias e música

Depois de 50 anos de vida, a Orquestra Sinfônica Nacional guarda muitas histórias. Tantas quanto o número daqueles que, de forma apaixonada, lutaram por sua existência e, direta ou indiretamente, contribuíram para o reconhecimento público da OSN, integrada oficialmente à Universidade Federal Fluminense em 1986.

Fruto de um cuidadoso trabalho de pesquisa de Robson Leitão, o livro revela curiosidades, elucida dúvidas quando a datas, fatos e personagens marcantes e conecta o leitor ao universo dos músicos, composições e repertórios.

Para essa primeira biografia oficial da orquestra, Robson se baseou em documentos governamentais, entrevistas com compositores e regentes, relatos pessoais de músicos e ex-integrantes, programas de concertos e notícias jornalísticas.

A narrativa busca um encadeamento cronológico dos fatos que marcaram sua trajetória, tendo como ponto de partida sua criação junto ao Serviço de Radiodifusão Educativa do MEC, em 1961, com a missão principal de difundir a música erudita composta por brasileiros. Através da publicação, é possível entender a real importância da orquestra, não somente para aqueles a integraram ou que ainda fazem parte dela, mas para o próprio país.

Este livro está temporariamente indisponível para venda, devido a restrições causadas pela pandemia de covid-19.