Notícias da violência urbana um estudo antropológico 220px
Ano de publicação: 2010
Indisponível

Notícias da violência urbana - Um estudo antropológico

Devido à superabundância de informações, a mídia age como um "filtro" que seleciona e hierarquiza as informações que devem ser consideradas relevantes e divulgadas. Desta forma, a imprensa se responsabiliza pela produção "verdades" de acordo com seus próprios critérios. Em Notícias da violência urbana - um estudo antropológico, Edilson da Silva busca analisar o processo de produção da notícia jornalística e de construção dos significados da noção de "violência urbana".

Baseia-se na editoria de um grande jornal brasileiro impresso de circulação diária, chamado Local, a fim de estudar a fabricação das verdades institucionais em geral. A editoria do periódico situa-se como um agente no contexto político e social justamente por interpretar o que o leitor quer saber, ver e conhecer, o que resulta na produção de significados para todos os temas possíveis a serem abordados.