Estado educação rural e influência norte americana no Brasil 1930 1961 220px
Estado, educação rural e influência norte-americana no Brasil (1930-1961)
Série Biblioteca, v. 29
Autora: Sonia Regina de Mendonça
ISBN: 978-85-228-0542-6
Ano de publicação: 2010
Livro impresso indisponível
Livro digital (e-book) grátis: formato Epub

Estado, educação rural e influência norte-americana no Brasil (1930-1961)

Sonia Mendonça analisa a temática relativa aos processos educativos do trabalhador rural, cujo objetivo, constante, em seus trabalhos é refletir os modos como os grupos dominantes agrários têm se organizado na seleção e implementação de suas estratégias de dominação capitalista, de forma a tornarem-nas expressão de seus interesses por meio das políticas do Estado.

A autora opta pelas categorias gramscianas, reforçando a coerência teórica de seus estudos e sendo a marca da construção do problema deste trabalho, no qual questiona as políticas delineadas para a educação do trabalhador rural, a partir de novas perspectivas entre as décadas de 1930 e 1960.

"[...] Duas grandes contribuições emergem da leitura deste livro para a história da educação no Brasil: a preponderância das propostas do Ministério da Agricultura na condução das ações educativas voltadas para o trabalhador rural brasileiro e a força dos agentes norte-americanos na determinação das escolhas efetuadas pelo estado brasileiro com relação a esse plano de ação" (Cláudia Alves).

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato Epub Baixar livro digital (e-book) grátis: formato Epub